ALCIMAR FRAZÃO
Nasceu em 1982. Participou da formação do selo de quadrinhos independente O Contínuo, que durou de 2005 a 2009. Em 2013 lançou o aclamado O Diabo e Eu (relançado pela MINO em 2016). Após alguns anos, lançou em 2018 pela MINO a obra Cadafalso, longo livro que conta com colaborações de convidados como Lourenço Mutarelli. Piauiense de coração, mora em São Paulo atualmente.
ALEXANDRE S. LOURENÇO
O autor do Sul ganhou popularidade através de seu site de quadrinhos Robô Esmaga, que mais tarde virou impresso. Pela Mino, criou sua primeira grande história: Você É Um Babaca, Bernardo. O livro foi sucesso de público e crítica, e o formalismo experimental e a sensibilidade minuciosa e melancólica da narrativa de Alexandre automaticamente o projetaram para o um lugar de destaque no cenário brasileiro de quadrinhos.
Amanda Miranda
Amanda Miranda é artista visual, quadrinista, designer de superfície e gráfico; e autora independente desde 2013. Em seu trabalho autoral busca diversificar linguagens e pautas com cores vibrantes e técnica mista. Lançou pela Mino o livro Juízo, integrante da Coleção TABU.
Andrea Sorrentino
Ganhador do Premio Eisner, o quadrinista e roteirista Andrea Sorrentino é Italiano e já trabalhou para Marvel e DC Comics. É cocriador de Gideon Falls, que está atualmente em produção e é publicado no Brasil pela Editora Mino.
Antoine Ozanam
Nascido em Maio de 1970, o prolífico roteirista francês Antoine Ozanam tem mais de vinte quadrinhos na sua conta. Incapaz de ficar imune à crise de refugiados na Europa, e sentiu levado a escrever Goela Negra, BD com desenhos do mineiro Lelis que a Mino orgulhosamente lançou no Brasil.
ARTHUR PIGS
Arthur, conhecido como Mano Pigs, pode ser encontrado facilmente tomando uma, jogando bola, ou em alguma tabacaria pelo Jardim Elisa Maria e outras quebradas da Zona Norte de SP. Faz quadrinhos de humor, cotidiano e alguns tristinhos para internet desde 2017. Em 2020 lançou pela Mino a sitcom em quadrinhos “Thomas – La Vie en Rose” através do primeiro Narrativas Periféricas.Além da carreira na arte como ilustrador e quadrinista é roteirista e editor em uma produtora de vídeo, faz animações e vídeos sem graça para internet.
Bianca Pinheiro
Nascida em 1987, Bianca Pinheiro começou sua carreira nos quadrinhos em 2012, e desde então galgou para se tornar uma das maiores autoras de quadrinhos em atividade no Brasil. Sua capacidade de mutar o próprio desenho e o estilo narrativo, sem nunca perder sua marca pessoal, foi provada na variedade matizada de sua obra, que cobre desde tramas infantis e fantásticas até histórias de horror, passando por histórias cotidianas e intimistas. Pela Mino, relançou DORA.
Box Brown
Box Brown é um premiado ilustrador e quadrinista da Filadélfia. Estreou no Brasil com a obra Cannabis. A Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos pela Editora Mino.
Breno Ferreira
Membro do coletivo Miolo Frito, Breno Ferreira é natural do interior de São Paulo. Ficou conhecido pela série de webtiras Cabuloso Suco Gástrico. Pela Mino, despontou pela primeira vez como autor de graphic novels ao lançar Cão, que conta a história de Dioguinho, um pistoleiro sangue-no-olho do sertão paulista, cujo nome Breno ouviu pela primeira vez ainda criança.
Bruno Seelig
Seelig caiu como um raio no cenário de quadrinhos brasileiro com sua obra de estréia Blitzkrieg. As referências nostálgicas, as histórias cheias de inocência e vida, a capacidade de aplicar emoções profundas em situações teoricamente leves e descomplicadas, somados ao desenho extremamente enérgico que parece estar sempre em movimento, mesmo estático, o tornaram alvo de muitos olhares. Agora, lança pela MINO o livro Market Garden, que compila sua primeira história junto de uma nova, maior e mais forte, que mostra que Bruno não se confortou e segue em evolução constante, no caminho para se tornar grande, assim como seus personagens.
Carlos Sampayo
Estudioso do Jazz e especialista em capturar ambientes urbanos e noturnos, o argentino que se eternizou como parceiro de José Muñoz gravou sua marca tanto em obras ficcionais (como as histórias do detetive Alack Sinner) como em ricas biografias de figuras como Carlos Gardel e Billie Holliday – a segunda tendo sido publicada pela editora Mino.
Celio Cecare
Celio A. Cecare nasceu em 1979. Como boa parte das crianças nascidas no fim dos anos 70, sua formação foi fornecida por televisão e histórias em quadrinhos desde muito cedo – o que transparece tanto em seus textos quanto em qualquer conversa que venha a ter. É constantemente retirado das apresentações de Hamlet por atrapalhar o monólogo “Ser ou não ser?” respondendo “Eu sei! Eu sei!”. Garotos do Reservatório é sua estreia como roteirista de quadrinhos ao lado de Fábio Cobiaco.
Daniel Semanas
Daniel Semanas é animador, designer e ilustrador, atuou em agências e estúdios desenvolvendo projetos para grandes marcas como Absolut, Lollapalooza e MTV Brasil, onde fez a série Anna Be, que rendeu participação em diversos festivais de animação dentro e fora do país. Em 2012 ganhou um prêmio no Festival de Cannes com o trabalho Deaths e no ano seguinte venceu na categoria de melhor diretor estreante no Festival de Curtas de São Paulo. Em 2018 lançou seu primeiro quadrinho, Roly Poly – A história de Phanta, de forma simultânea no Brasil e nos Estados Unidos, pela editora Mino e pela Fantagraphics. Hoje integra a equipe do estúdio Handquarters junto com Rafael Grampá e Paul Pope.
dAVID MAZZUCCHELLI
é um autor norte americano de quadrinhos e escritor, garantiu seu trono no panteão dos quadrinhos mainstream com obras como DEMOLIDOR: A QUEDA DE MURDOCK e BATMAN: ANO UM (ambas parcerias com Frank Miller), Mazzucchelli deixou o barco para se enveredar por caminhos mais experimentais e chamou a atenção de Spieglman. Nasceu aí Cidade de Vidro. Seu outro trabalho autoral de nota publicado poucos anos depois foi Asterios Polyp. Ele também é instrutor e ensina contação de histórias em quadrinhos na E Isaque Sagara é um dos autores do projeto social Narrativas Periféricas idealizado pela Editora Mino, Chiaroscuro Studios e a PerifaCon. Ali desenvolveu sua primeira HQ “Quando a Música Acabar”, finalista do Prêmio Le Blanc de Arte sequencial, Animação e Literatura Fantástica em 2020. Ainda em 2019, em parceria com Alexey Dodsworth, ilustrou a HQ “A Máscara da Morte Branca”, publicada pela Editora Draco. Também finalista do Prêmio Le Blanc, recebeu menção honrosa pela ABERST – Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror. Em 2021 lançou a HQ “tecnodreams” pelo selo Negrogeek na editora Ultimato Bacon.Formado em História da Arte pela Faculdade Paulista de Artes, atua como professor de arte no município de Poá – SP.scolha de Artes Visuais de Manhattan.
DAVI CALIL
Quando não está cuidando de suas plantas em seu sítio ou colaborando como ilustrador para grandes projetos, Davi Calil é o carismático e talentoso quadrinista por trás de obras como Uma Noite em L’Enfer – carta de amor para a pintura que Calil executou em desenho vivo e cores impressionantes e que a MINO orgulhosamente publica.
DIEGO SANCHEZ
O carioca ganhou imensa projeção na internet com suas tiras e histórias diárias, publicadas na página Quadrinhos Insones – que virou coletânea pela Editora Mino. Suas histórias são repletas de humor negro e situações cotidianas envolvidas pelo fantástico, além de simbolismos. Pela MINO, relançou Perpetuum Mobile e lançou Herminia. Atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como tatuador.
eD BRUBAKER
foi cinco vezes agraciado como Melhor Roteirista pelos prêmios Harvey e Eisner, o Globo de Ouro e o Oscar da indústria dos quadrinhos, respectivamente. Seu trabalho com Sean Phillips em SLEEPER, CRIMINAL, FATALE, INCOGNITO e FADEOUT foi traduzido para diversas línguas e obteve grande aclamação. Mora atualmente em Los Angeles com sua esposa e seu cachorro, onde trabalha em quadrinhos, filmes e séries de TV, sendo a mais recente WESTWORLD da HBO.
ERYK
Eryk Souza é ilustrador e quadrinista de Cidade Tiradentes, São Paulo. Tem trabalhos editoriais para Uol, Revista Conhecer da Petrobrás e Mundo Estranho. Teve sua estreia nos quadrinhos em 2016, ano que publicou sua primeira Hq Sci-fi “Uma e o Pombo” lançada pela Sê-lo, selo independente da agência de Design FIB – Fábrica de ideias Brasileiras. Em 2020 lançou pela Editora Mino a Hq “Pomo” através do projeto Narrativas Periféricas e ainda no mesmo ano produziu uma versão em quadrinhos do clipe “Também quero diversão” de Novíssimo Edgar. Hoje trabalha no desenvolvimento do curta “Nemito” sendo um dos criadores e atuando como diretor de arte do projeto.
Fábio Cobiaco
Fábio Cobiaco nasceu em São Vicente no ano de 1969. Admirador de Hugo Pratt e Flávio Colin, embarcou na aventura de fazer quadrinhos há mais de 25 anos. Sua paixão pelo mar e pelas velhas tiras de aventura levou à criação do livro Mayo, publicado pela Mino.
Gabú
Me chamam de Gabú tenho 28 anos, sou ilustrador e quadrinista pagando minhas contas com isso a bastante tempo, e , encontrando tempo pra projetos pessoais. Um deles foi meu primeiro quadrinho, o Crianças Selvagens (2020) que me rendeu duas indicações pro prêmio HQ mix. Sigo inquieto, trabalhando estudando, trocando idéias, e contando histórias.
Garrocho e Damasceno
Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno descobriram seu público através de corajosas experimentações. Sejam as músicas transformadas em quadrinhos para o site Quadrinhos Rasos, uma graphic novel com trilha sonora, ou a tentativa muito bem-sucedida de realizar um dos primeiros financiamentos coletivos dos quadrinhos no brasil, fato é que os dois autores nunca tiveram medo de se arriscar. Pela MINO lançaram Quiral, uma sensível história marítima onde mais uma vez os autores experimentaram – dessa vez, narrativamente, cruzando universos e almas num só fio de história.
Geof Darrow
Nascido em 1955, Geof Darrow gravou seu nome na cabeça de leitores de quadrinhos do mundo todo com obras como Hard Boiled e Big Guy and Rusty (escritas por Frank Miller), antes de começar sua série autoral Shaolin Cowboy, publicada no Brasil pela Mino. Seus desenhos extremamente obsessivos e detalhados são marca registrada do americano que trabalhou também como concept artist em filmes como Matrix.
H
ISAAC SANTOS
Nascido em Almenara/MG, 33 anos, é ilustrador, quadrinista, às vezes designer gráfico, motion designer e editor de vídeos. Como fruto dos anos 80, é fã de quadrinhos, filmes e videogames de luta e animações. Tem no mangá sua principal influência, mas sua lista se estende de Inoue, Mignola a Miyazaki e Del Toro - tudo isso em conjunto à música, moda urbana e o cotidiano. Faz quadrinhos independentes desde 2015 e, em 2020, publicou SHIN pelo Narrativas Periféricas da Mino, e em 2021 YASUKE pela editora Skript.
ISAQUE SAGARA
Isaque Sagara é um dos autores do projeto social Narrativas Periféricas idealizado pela Editora Mino, Chiaroscuro Studios e a PerifaCon. Ali desenvolveu sua primeira HQ “Quando a Música Acabar”, finalista do Prêmio Le Blanc de Arte sequencial, Animação e Literatura Fantástica em 2020. Ainda em 2019, em parceria com Alexey Dodsworth, ilustrou a HQ “A Máscara da Morte Branca”, publicada pela Editora Draco. Também finalista do Prêmio Le Blanc, recebeu menção honrosa pela ABERST – Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror. Em 2021 lançou a HQ “tecnodreams” pelo selo Negrogeek na editora Ultimato Bacon.Formado em História da Arte pela Faculdade Paulista de Artes, atua como professor de arte no município de Poá – SP.
JANAÍNA DE LUNA
Janaína de Luna é editora-chefe e a força-motriz por trás de toda a editora Mino. Desde 2016, assina também como autora – escreveu a obra CAIS, pequena pérola narrativa com desenhos de Pedro Cobiaco. Trabalha com o mesmo desenhista atualmente em DIANA, quadrinho mais longo e à cores com lançamento marcado para 2018.
James Kochalka
Mestre em criar humor misturando o absurdo e o surreal com o cotidiano, o americano James Kochalka é uma espécie de pai das webcomics e do humor non-sense moderno que permeia desenhos animados como Hora de Aventura (cujo criador é fã declarado do trabalho de Kochalka). Também músico de rock, vive isolado com esposa, filho e animais. Dele, a Mino publica o genial Fungos.
JASON
O norueguês Jason é grande influência para muitos quadrinistas pelo mundo. Narrador de linha-clara extremamente preciso e carismático, Jason e suas figuras antropomórficas tornaram-se icônicos – e sua capacidade de contar as histórias mais tocantes sem sequer usar uma palavra lhe rendeu o título de mestre moderno dos quadrinhos. Dele, a MINO lança Sshhhh!
JEFF LEMIRE
Canadense e apaixonado por Hockey, Jeff Lemire nasceu em 1976 e cresceu para se tornar um dos principais nomes dos quadrinhos contemporâneos. Conhecido por ser igualmente prolífico e genial, Lemire publica atualmente obras de sucesso em todas as principais quatro editoras americanas: Marvel, DC, Image e Dark Horse. Dele, a MINO publicou Soldador Subaquático e Condado de Essex – considerada por muitos sua principal obra, além de um marco nos quadrinhos canadenses.
Jéssica Groke
Jéssica Groke é mineira, mas atualmente mora em São Paulo. Lançou pela Mino o livro Piracema, integrante da Coleção TABU.
Jillian tamaki
Jillian Tamaki é uma quadrinista e ilustradora canadense. Residente no Brooklyn, em Nova York. É a criadora de Skim, com Mariko Tamaki, além de outras crianções solo. Estreou no Brasil pela Mino o premiado Aquele Verão, também em parceria com Mariko.
Joan Cornellà
O catalão Joan Cornellà é conhecido (e difamado) pelo seu humor negro de extrema acidez. Fenômeno da internet com milhões de likes em sua página, suas tiras virais finalmente chegaram ao papel no Brasil através da editora Mino, que lançou sua coletânea Zonzo por aqui.
JOÃO AZEITONA
João Azeitona é gaúcho mas mora atualmente em São Paulo, onde dá aulas de desenho e quadrinho. Seu carismático personagem Porco Pirata (onde muitos enxergam um semblante do próprio autor) se popularizou e conquistou público e artistas pelo Brasil antes mesmo da publicação da primeira história. Em 2017 finalmente termina e lança, pela Mino, a primeira aventura do Porco – com desenhos extremamente impactantes e elaborados e uma história leve e divertida, a obra parece ser apenas o começo de uma promissora jornada para Azeitona.
José Muñoz
Aluno de Hugo Pratt e Breccia, o argentino José Muñoz cresceu para se tornar um dos maiores mestres das histórias em quadrinhos. Seu alto-contraste imbatível gravou influência indelével no trabalho de artistas como Frank Miller e Eduardo Risso. Capaz de transformar a mais banal cena urbana em atividade cósmica, o eterno mestre lança pela Mino o livro Billie Holliday, com textos de seu fiel parceiro Carlos Sampayo.
KIONE AYO
Kione é uma quadrinista residente em São Paulo, e estudante de física. Estreou pela Mino na primeira edição do Narrativas Periféricas com PARA TODOS OS TIPOS DE VERMES.
Lalo
Lalo é quadrinista e ilustradora, residente em São Paulo. Estreou pela Mino com o livro Cina integrante da Coleção TABU.
LELIS
O mineiro Lelis é uma espécie de tesouro do quadrinho brasileiro. Extremamente admirado no meio e pelo público, o aquarelista converte humanidade e personalidade extrema para cada elemento das histórias que conta. Dele, a Mino lança Goela Negra – obra com roteiro de Ozanam, onde Lelis evoca o sufocamento das minas de carvão e a liberdade da rebeldia com suas pinceladas secas de nanquim.
LUCIANO SALLES
O quadrinista de Araraquara é conhecido por suas histórias herméticas e inusitadas, e pelo experimentalismo cuidadoso, que carrega por suas páginas com traço extremamente pessoal e com cores futuristas. Publicou pela Mino o livro L’Amour: 12oz, história sensível, surpreendente e inclassificável sobre amor e tempo.
Manuele Fior
Manuele Fior é um dos mais prestigiados autores europeus da atualidade. Italiano nascido em 1975, venceu o Prêmio Angoulême em 2011, colabora com ilustrações para publicações como The New Yorker, Le Monde, Vanity Fair e Rolling Stone, e faz sua estreia no Brasil com a obra A Entrevista, publicada pela Mino.
Mariko Tamaki
Mariko Tamaki é uma escritora e artista canadense. Além de seu célebre romance gráfico Skim, cocriado com Jillian Tamaki, ela também publicou diversas obras de ficção e não ficção em prosa. A Mino publicou a premiada obra Aquele Verão, também em parceria com Jillian.
MICHAEL DEFORGE
O canadense de 1987 é considerado por muitos o principal expoente de sua geração nos quadrinhos. É muito prolífico – acumulou centenas de páginas entre seus livros, tiras virtuais e as publicações de sua revista LOSE. A MINO lança seu livro Formigueiro – amplamente aclamado como um clássico moderno dos quadrinhos e como a melhor obra de DeForge.
MIKE DEODATO JR.
Um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros pelo mundo, Mike Deodato Jr. Nasceu em 1963 na Paraíba, onde vive ainda hoje. Autor de quadrinhos como 3000 Anos Depois e Ramthar, se consagrou ao desenhar personagens como Mulher Maravilha e Hulk. Hoje é um dos principais nomes da Marvel nos EUA. Escolheu a Mino como casa para publicar seu livro autoral QUADROS.
Mike Mignola
Mike Mignola é roteirista e quadrinista norte americano criador da série em quadrinhos HellBoy. A Editora Mino lançou Drácula, a adpatação em quadrinhos do clássico Drácula, de Bram Stoker, roteirizado por Roy Thomas e desenhado por Mike.
O Miolo Frito
Coletivo de artes gráficas paulista composto por Adriano Rampazzo, Benson Chin, Breno Ferreira e Thiago A.M.S, o Miolo é conhecido por suas experimentações gráficas arrojadas e pela temática podreira que permeia toda a obra conjunta dos autores. Pela Mino lançaram o hilário BAR, experimentação coletiva com resultados altamente cômicos e absurdos.
N
O
Paul pope
Paul Pope
PEDRO COBIACO
Nasceu em 1996. Em 2010 começa a publicar uma tira semanal na Folhinha – caderno infantil da Folha de São Paulo. A tira acaba em 2015. Nesse meio tempo lança Bolhas (2011, independente), Harmatã (2013, ind. – relançado pela MINO em 2015) e Aventuras na Ilha do Tesouro (2015, MINO – ganhador do prêmio Grampo de melhor quadrinho brasileiro e publicado também em Portugal). Em 2016 lança CAIS, com Janaína de Luna, prólogo do livro DIANA, no qual trabalham juntos agora. Pedro mora em São Paulo.
Q
Richard Corben
Mestre do horror, imortalizado por histórias em revistas como Creepy, Eerie e Heavy Metal e ídolo de autores como Mike Mignola, Corben foi recentemente laureado com o importante troféu do Grand Prix de Angoulême por conjunto da obra – feito raro entre autores americanos. Suas composições simples e extremamente precisas, seus contrastes altos e meio-tons únicos e sua capacidade infinita de gerar horror graficamente lhe tornaram uma peça única e uma das faces do cânone dos quadrinhos americanos. Dele, a Mino lançou Espíritos dos Mortos e Ragemoor (com texto de Jan Strnad).
Sean phillips
Desenhando quadrinhos profissionalmente desde os quinze anos, Sean Phillips, vencedor do Prêmio Eisner, já trabalhou para todas as grandes editoras. Depois de desenhar SLEEPER, HELLBLAZER, BATMAN, X-MEN, ZUMBIS MARVEL e A TORRE NEGRA, de Stephen King, Sean passou a se concentrar em títulos autorais como CRIMINAL, INCOGNITO, FATALE e SEVEN PSYCHOPATHS. Ele mora em Lake District, no Reino Unido com a esposa e três filhos.
SETH
O canadense Seth, nascido em 1962 e cujo traço é uma carta de amor aos antigos cartunistas que tanto admira e pesquisa, conquistou grande público e imenso respeito da crítica com suas histórias sinceras e nostálgicas. Obsessivo a respeito do passado, o autor, que também é ilustrador e um renomado designer, é ele mesmo uma peça chave na história dos quadrinhos modernos. Dele, a MINO publica A Vida É Boa Se Você Não Fraquejar.
SHIKO
Shiko nasceu em Patos, 1976. Mudou ainda jovem para João Pessoa, onde mora até hoje. É autor de Blue Note, Piteco – Ingá e da adaptação O Quinze – além da série de fanzines Marginal Zine. Pela Mino, relançou O Azul Indiferente do Céu e lançou Lavagem . Considerado um dos maiores nomes do quadrinho brasileiro atual, é também diretor, ilustrador e grafiteiro.
THIAGO SOUTO
Thiago Souto é quadrinista, ilustrador e designer gráfico.
Tem 3 trabalhos curtos publicados: Supernova, Mikrokosmos, e Time Lapse. Pela MINO lançou Labirinto, história longa que se tornou um dos maiores lançamentos brasileiros de 2017.