Você é um babaca, Bernardo

Alexandre S. Lourenço

O quadrinista Alexandre Lourenço teve a ideia de sua primeira HQ longa ao desenhar o corpo de um homem caminhando no sentido contrário ao de sua cabeça. Batizado de Você é um Babaca, Bernardo, o álbum recém-lançado pela editora Mino mostra o esforço do protagonista do gibi em manter os impulsos aventurescos de sua cabeça em detrimento ao seu corpo acomodado. Sem motivações ou ambições pessoais, Bernardo está perdido em seu dia a dia até conhecer uma garota. “É uma história sobre rotina, sobre idealizar as coisas e ter medo de encarar a possibilidade de ser feliz no mundo real”, explica Lourenço.

As 12 primeiras páginas da HQ mostram o empenho do quadrinista em expor a rotina banal e pouco inspirada de seu personagem principal. Sem qualquer quadro ao longo de grande parte da obra, o gibi propõe uma introdução quase experimental ao apresentar em uma mesma página instantes da rotina de Bernardo ambientados em momentos distintos de sua vida.

Com inspirações e influências explícitas de grandes mestres da narrativa sequencial, como o quadrinista Chris Ware, Você é um Babaca, Bernardo explora as possibilidades da linguagem dos quadrinhos como poucas obras nacionais se propuseram a fazer.

Título: Você é um babaca, Bernardo
Autor: Alexandre S. Lourenço
Data de Lançamento: Setembro/2016
Preço de Capa: R$58,00
Acabamento: Capa dura, offset 120g, alta alvura,
colorido
Formato: 20 x 20cm
Número de páginas: 132
ISBN: 978-85-69032-17-5